13.06.2019

EB DO VALE DO MOURO RECEBE MENÇÃO HONROSA COM TRABALHO SOBRE SEGUROS

Realizou-se, na passada terça-feira, 11 de junho, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, a sessão de entrega de prémios aos vencedores do concurso “No Poupar Está o Ganho”. A turma 1 A, do 4º ano, da professora Marlene Lobato Pires, foi distinguida com uma menção honrosa.

Esta iniciativa, promovida pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no âmbito do programa de educação financeira para alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário, vai na 9.ª edição, tendo envolvido, neste último ano, cerca de 6.000 alunos, de 300 turmas, oriundas de 34 municípios da Região Norte.

Com este projeto, a Fundação procura sensibilizar crianças e jovens para a importância de, desde cedo, terem hábitos de poupança e de consumo responsável, ajudando-os a adquirir competências financeiras que lhes permitam a tomada de decisões corretas e informadas no futuro.

Ao longo do ano letivo, realizaram-se várias atividades e, entre elas, destacaram-se a possibilidade dos alunos colocarem a concurso trabalhos realizados na escola sobre temáticas financeiras, no âmbito do concurso “No Poupar é que Está o Ganho”.

Nesta 9.ª edição, foram apuradas 19 turmas finalistas pertencentes aos municípios de Amarante, Amares, Barcelos, Braga, Caminha, Chaves, Maia, Marco de Canavezes, Monção, Porto, Santo Tirso, Vale de Cambra, Valpaços, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Pouca de Aguiar e Vila Verde.

Os alunos da Professora Marlene Lobato Pires, da Turma 1 A, do 4.º ano, da EB Vale do Mouro, Tangil, destacaram-se entre as 14 turmas que concorreram ao Prémio Especial de Seguros, atribuído pela Associação Portuguesa de Seguradores, no âmbito do concurso “No Poupar Está o Ganho”, tendo recebido uma menção honrosa pela autoria e interpretação de uma música sobre a importância dos seguros. Ao estilo rap, esta foi apresentada em palco perante uma plateia de mais de 600 pessoas.

No âmbito deste concurso nacional, foram ainda atribuídos prémios aos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico pelos melhores trabalhos apresentados. O projeto “No Poupar Está o Ganho” foi distinguido com o Prémio APOM 2019, atribuído ao Museu do Papel Moeda pela Associação Portuguesa de Museologia na categoria melhor Projeto de Educação e Mediação Cultural.