QUINTA-FEIRA, 23 NOVEMBRO 2017
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina inicial
 
Banner nova dimensão Banner nova dimensão 2
Alvarinho
 Ecopista
Hotspots
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos
Mapas Interactivos
Agenda 21
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
 
Portal Municipal de Monção » Cultura » CINE TEATRO JOÃO VERDE


Depois de um profundo processo de requalificação, o Cine Teatro João Verde reabriu no dia 25 de abril de 2013, mantendo a traça arquitetónica original do edifício e retomando a atividade cultural em diversas áreas. Os trabalhos obedeceram a duas fases.

A primeira incidiu no exterior do imóvel, contemplando a consolidação dos paramentos e a execução de novas divisões, coberturas e caixilharias. Englobou ainda o aumento da volumetria para receber uma caixa de palco adequada aquele equipamento cultural.

A segunda compreendeu diversas intervenções no interior (tectos, paredes e pavimentos) bem como trabalhos relacionados com a rede de abastecimento de água e gás, segurança contra incêndios, instalação de equipamentos elétricos, elevadores, climatização, e rede estruturada de telecomunicações/informática.

Além da projeção de filmes, concertos musicais e apresentação de peças de teatro, este equipamento multicultural, com uma capacidade total de 292 lugares sentados, 8 para deficientes motores, recebe uma intensa atividade cultural através da realização de seminários, colóquios, encontros e exposições.

O rés-do-chão compreende auditório, foyer com um bar, um balcão de atendimento e sanitários públicos. No primeiro piso, poder-se-ão realizar exposições, pequenos colóquios ou ações de formação. A sala de ensaio, uma área destinada a oficina e os camarins situam-se na cave.

O Cine Teatro João Verde abriu portas a 11 de junho de 1949, tornando-se, desde logo, numa das mais importantes salas de espetáculos do Alto Minho. No último dia de 1986, a sociedade proprietária “Empreendimentos do Norte, Lda”, decidiu encerrar o edifício devido à menor afluência motivada pela ascensão do vídeo e necessidade de maior conforto dos espetadores.

Em 1998, primeiro ano do mandato do executivo liderado por José Emílio Moreira, a autarquia adquire o imóvel, procedendo-se à elaboração do estudo prévio e projeto de adaptação, recuperação e redimensionamento espacial do atual edifício.
 
CONSULTE OS NOSSOS EVENTOS

Meteorologia

M 21 ºC m 16 ºC

Partly cloudy
Serviços On-line
Boletim Municipal
Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal