SEXTA-FEIRA, 14 DEZEMBRO 2018
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina inicial
 
Banner nova dimensão Banner nova dimensão 2
Alvarinho
Ecopista
Hotspots
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos
Mapas Interactivos
Agenda 21
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
 
Portal Municipal de Monção » Serviços Municipais » Serviços Urbanos » Parques e Jardins

Na categoria de espaço verde, pretende-se incluir um conjunto diversificado de espaços cobertos com material vegetal, abrangendo um espectro impreciso onde se misturam passeios arborizados, quintas privadas, parques e jardins públicos ou privados, espaços ajardinados, separadores de vias públicas, faixas para protecção de infra-estruturas ou espaços de protecção/defesa ambiental.

Todas estas áreas servem para usufruto do público de várias idades, assumindo-se como pontos de encontro privilegiados para contactar com o meio natural e a envolvência ambiental. Por definição, o espaço verde visa a presença da “natureza viva” nas vilas e cidades e possibilita o recreio, descanso e passeios em ambientes naturalizados.

Quando integrados num todo, os espaços verdes têm também a função de protecção contra a poluição atmosférica e o ruído, possibilitando, em paralelo, a transformação de micro-climas. A árvore, enquanto elemento dominante dos espaços verdes urbanos, confere, devido ao seu porte e respectiva expressão visual, maior valor estético à imagem das localidades.

Neste contexto, o planeamento urbano deve considerar todos os espaços livres e promover neles a construção de “pulmões verdes”. Monção tem acarinhado essa estratégia, procurando garantir a existência de áreas destinadas ao descanso e lazer em todo o concelho e a valorização estética dos núcleos urbanos com o embelezamento de jardins e a colocação de floreiras nos passeios.
 
CONSULTE OS NOSSOS EVENTOS

Meteorologia

M 21 ºC m 16 ºC

Serviços On-line
Boletim Municipal
Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal