SÁBADO, 18 AGOSTO 2018
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina inicial
 
Banner nova dimensão Banner nova dimensão 2
Alvarinho
Ecopista
Hotspots
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos
Mapas Interactivos
Agenda 21
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
 
Portal Municipal de Monção » Serviços Municipais » Serviços Urbanos » Reciclagem
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS - RECOLHA SELECTIVA

A deposição selectiva de resíduos é efectuada pelos munícipes nos denominados ecopontos, que são baterias de três contentores, sendo um para deposição do vidro (vidrão – cor verde), outro para deposição do papel e cartão (papelão – cor azul) e o embalão (cor amarelo), para deposição de embalagens de plástico e metal.

Actualmente existem dispersos pelo concelho de Monção cerca de 96 vidrões, 86 papelões e 78 embalões que corresponde a 1 ecoponto para cerca de 300 habitantes. Em todas as freguesias do concelho existe pelo menos um ecoponto, embora em algumas delas, existam entre 2 a 4 ecopontos, conforme a dimensão da freguesia. Contudo, a realidade do Concelho revela que em muitas aldeias as pessoas têm que se deslocar a grandes distâncias para depositar os resíduos recicláveis nos ecopontos. A recolha dos papelões, embalões e vidrões é efectuada quinzenalmente nas freguesias e semanalmente no centro urbano pela Valorminho. Estas periodicidades são superiores quando os quantitativos o justificam.

Os munícipes podem também depositar voluntariamente este tipo de resíduos nas instalações da Valorminho, isto é, na Estação de Transferência em Messegães ou no aterro sanitário em S. Pedro da Torre.

Estes resíduos depois de devidamente separados (triados) na estação de triagem da Valorminho são entregues para valorização a entidades licenciadas para o efeito.

O gráfico seguinte mostra as quantidades de cada tipo de resíduo que foi valorizado desde 2008 até 2013.

Gráfico ilustrativo da quantidade de resíduos recolhidos selectivamente entre 2008 e 2013

O gráfico permite observar uma diminuição da quantidade de resíduos que foram recolhidos selectivamente no ano 2011. Esta diminuição, acompanhada da diminuição da produção de resíduos indiferenciados, parece ser consequência directa da diminuição no consumo, não significando, um retrocesso no comportamento dos habitantes relativamente à separação e à reciclagem dos resíduos. Utilizando os dados do gráfico acima e dos valores de produção média diária de cada monçanense pode concluir-se que, das cerca de 920g de resíduos produzidos por dia, apenas 80g são enviadas para reciclagem

ÓLEOS ALIMENTARES USADOS (OAU)

Os Óleos Alimentares Usados (OAU) são, na sua maioria, colocados no lixo ou lançados nos sistemas de drenagem de águas residuais. Esta acção provoca a poluição da água, do solo e a obstrução dos filtros que existem nas ETAR dificultando o seu funcionamento.

Em 2011, foi criada pela Valorminho uma rede de recolha de óleos alimentares usados, tendo sido colocados em todas as freguesias do Concelho, contentores para a sua deposição, os oleões. Os óleos são depositados nos oleões em garrafas ou garrafões fechados e, posteriormente são recolhidos para serem transformados em biodiesel. O biodiesel é uma fonte de energia renovável que favorece a diminuição das emissões de dióxido de carbono (CO2), sendo assim responsável por minimizar as alterações climáticas. Com esta rede de recolha, está a valorizar-se um resíduo e a reduzir a poluição. Na área geográfica do Concelho de Monção, a Valorminho recolheu, em 2013, cerca de 2,5 ton de OAU.

Como utilizar o Oleão?

Os equipamentos que constituem a rede de recolha selectiva de Óleos Alimentares Usados (OAU) foram seleccionados para funcionar segundo o conceito de “recolha do óleo alimentar usado em garrafas (ou garrafões) fechados”, daí que o seu contributo na correcta utilização dos oleões seja um factor muito importante.

O que não se deve fazer?

                - Verter o óleo da garrafa/garrafão para o interior do oleão

                - Derramar o óleo no exterior do oleão

                - Utilizar o oleão para introduzir outro tipo de óleo que não o alimentar (ex. óleo de motores, transmissões, fluido de travões,...)

                - Deixar garrafas/garrafões no exterior dos oleões

                - Colocar outro tipo de resíduos no interior dos oleões ou na sua envolvência

                - Vandalizar equipamentos

Alerte a Câmara Municipal ou a Valorminho sempre que:

                - Presenciar actos de vandalismo contra os equipamentos

        - Suspeitar de recolha de óleo por pessoal alheio à Valorminho (furto)

        - Detectar utilização indevida dos oleões

        - Constatar que o oleão está cheio

        - Haja necessidade de comunicar qualquer outra situação que lhe pareça anormal

CONTACTOS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Câmara Municipal de Monção
Divisão de Serviços Urbanos
Largo de Camões4950 – 440 Monção
T 251 649 000 | F 251 649 010
dsu@cm-moncao.pt

Horário
2ª a 6ª das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00
 
CONSULTE OS NOSSOS EVENTOS

Meteorologia

M 21 ºC m 16 ºC

Serviços On-line
Boletim Municipal
Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal