SÁBADO, 18 AGOSTO 2018
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina inicial
 
Banner nova dimensão Banner nova dimensão 2
Alvarinho
Ecopista
Hotspots
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos
Mapas Interactivos
Agenda 21
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
 
Portal Municipal de Monção » Serviços Municipais » Serviços Urbanos » Abastecimento de água
SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
O abastecimento público de água às populações constitui um serviço essencial ao bem-estar, à saúde pública e à segurança coletiva das populações, às atividades económicas e à proteção do ambiente.

O sistema de abastecimento de água do Município de Monção é constituído por vários sistemas com cerca de 254Km de condutas que servem 8185 edifícios. A água destes sistemas é maioritariamente captada em furos e nascentes da Câmara Municipal, sendo comprada à Águas do Norte cerca de 25% para a Zona de Abastecimento do Castelo. Os restantes sistemas são geridos pelas Juntas de Freguesia através de contrato interadministrativo de delegação de competências.
A entidade gestora do "sistema em baixa" de abastecimento de água é a Câmara Municipal de Monção que, através do modelo de gestão direta, assume a missão de garantir a prestação de um serviço de qualidade ao utilizador final.

A captação de água dos sistemas de abastecimento municipais é efetuado com recurso a captações de origem superficial e/ ou subterrânea. Depois de captada, a água sofre um processo de desinfeção através de hipocorito de sódio, com o objetivo de destruir microrganismos patogénicos que a água bruta possa conter, sendo "a posteriori" armazenada em reservatórios, a partir dos quais é feita distribuição domiciliária.

A água captada em captações subterrâneas (furo vertical, mina e/ou nascente) regista, até ao momento elevada qualidade. As áreas de recarga das captações são zonas não povoadas onde as pressões ambientais são reduzidas. No entanto, os incêndios florestais e a eventual existência de animais coloca o problema de degradação da matéria orgânica e potencial introdução de contaminantes no meio hídrico subterrâneo. Devido à natureza dos solos da região, essencialmente graníticos e granitóides, as águas são geralemnte ácidas, com valores de pH que podem variar entre os 5,0 e 6,5 unidades de pH.
A água captada em captações superficiais (furos com drenos) assume especial relevância atendendo à facilidade de captação e disponibilidade de caudais, registando, no entanto, maior vulnerabilidade à poluição comparativamente com as origens subterrâneas. No entanto, até ao momento não se registam alterações significativas na qualidade da água captada apresentado-se com boa qualidade. As bacias drenantes destas captações apresentam algumas pressões antrópicas que, poderão vir a afetar a qualidade da água.

QUALIDADE DA ÁGUA

Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto, o Municipio de Monção, como entidade gestora de Sistemas de Abastecimento Público, disponibiliza à população água devidamente tratada e controlada.

O Controlo de Qualidade da água para Consumo Humano, na área geográfica de influência da Municipio, é efectuada através de um conjunto de análises de avaliação da qualidade da água, realizadas com carácter regular, de acordo com um programa de controlo de qualidade da água, anualmente aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). O Programa de Controlo de Qualidade da Água é o que a seguir se indica:

Para cumprimento do disposto na legislação em vigor, trimestralmente são publicados os resultados obtidos no controlo de qualidade da água distribuída em cada zona de abastecimento, conforme mapas seguintes:

REGULAMENTO DE SERVIÇO
TARIFÁRIOS
CONTATOS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Câmara Municipal de Monção

Edifício do Loreto - Praça Deu-la-Deu

4950-480 – Monção

 

Telef: 251 649 000

Fax: 251 649 010

Email:dp@cm-moncao.pt

 

Horário de atendimento:

            Segunda a Sexta-feira entre as 09:00h às 16h30m

INFORMAÇÃO SOBRE INTERRUPÇÕES DO SERVIÇO
CARACTERIZAÇÃO DAS ZONAS DE ABASTECIMENTO DO CONCELHO DE MONÇÃO

GESTÃO DE SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POR FREGUESIAS

O Controlo de Qualidade da água para consumo humano, na área geográfica das Freguesias de Barroças e Taias, Cambeses, Ceivães, Lara, Moreira, Pias, Pinheiros, Tangil, Trute e Troporiz e Lapela, é da responsabilidade das respetivas Juntas de Freguesia. Essa responsabilidade foi conferida através da celebração de Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências na Gestão dos Sistemas Públicos de Abastecimento de Água. Para cumprimento da legislação em vigor, são publicados trimestralmente, os resultados obtidos no controlo de qualidade da água distribuída em cada zona de abastecimento, conforme editais seguintes:

SUGESTÕES E/OU RECLAMAÇÕES

Envie a sua sugestão e/ ou reclamação face a todo e qualquer aspecto relacionado com o serviço de abastecimento de água, drenagem de águas residuais e recolha de resíduos sólidos urbanos por:

indicando o nome, morada e número de consumidor.

Em alternativa poderá dirigir-se ao Balcão Único da Câmara Municipal de Monção.

TARIFÁRIO ESPECIAL PARA FAMILIAS NUMEROSAS

A Câmara Municipal de Monção criou um tarifário especial para consumo de água ao domicílio e produção de águas residuais destinado a famílias numerosas, 5 ou mais pessoas.

As famílias interessadas devem agora requerer a aplicação do novo tarifário no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal de Monção, edifício do Loreto, preenchendo o requerimento disponibilizado e fazendo-se acompanhar da documentação solicitada: última declaração de IRS e respetiva nota de liquidação, atestado de residência e composição do agregado familiar, cartões do cidadão ou cartões de contribuinte e bilhetes de identidade de cada elemento. 


O tarifário especial para famílias numerosas consiste no alargamento dos escalões da tarifa variável por cada elemento do agregado familiar que ultrapasse as quatro pessoas: em 1 metro cúbico no 1º escalão e em 2 metros cúbicos nos 2º e 3º escalões.

A criação de um tarifário familiar tem como objetivo garantir a igualdade tarifária das famílias numerosas em virtude de serem mais pessoas a consumir água domiciliária e a produzir águas residuais no mesmo local, promovendo uma redução nos valores da fatura aos utilizadores domésticos.

A aplicação do tarifário familiar é válida para apenas um local de consumo, pelo período máximo de 1 ano, podendo ser renovada sucessivamente, a pedido do beneficiário, com a antecedência mínima de 30 dias em relação ao termo da anuidade. 

 
CONSULTE OS NOSSOS EVENTOS

Meteorologia

M 21 ºC m 16 ºC

Serviços On-line
Boletim Municipal
Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal