DOMINGO, 23 SETEMBRO 2018
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina inicial
 
Banner nova dimensão Banner nova dimensão 2
Alvarinho
Ecopista
Hotspots
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos
Mapas Interactivos
Agenda 21
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
 
Portal Municipal de Monção » Serviços Municipais » Serviços Urbanos » Águas Residuais

O sistema de drenagem de águas residuais do Concelho de Monção é composto por redes de drenagem de águas residuais domésticas e redes de drenagem de águas residuais pluviais, sendo que, as primeiras são encaminhadas para tratamento em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e as segundas são encaminhadas para o Rio Minho.

Cada sistema de drenagem integra um conjunto de colectores, emissários e condutas elevatórias (rede de drenagem) e equipamentos (estações elevatórias e ETAR) que permitem a recolha e transporte das águas residuais produzidas nas habitações até ao local de tratamento (ETAR). As águas residuais depois de tratadas são lançadas no meio receptor, em conformidade com as condições da licença de descarga. A gestão e exploração das redes de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais é responsabilidade da Câmara Municipal. A gestão e exploração das infra-estruturas de tratamento e rejeição das águas residuais estão concessionadas à empresa Águas do Noroeste, SA.

Actualmente estão em funcionamento dois Sistemas de Drenagem de Águas Residuais Domésticas: o Sistemas de Monção que serve as populações de Monção, Troviscoso, Bela, Mazedo (Zona Alta) e Cortes cujas águas residuais são tratadas na ETAR de Monção e o Sistema de Barbeita/ Ceivães que serve as populações de Barbeita e Ceivães cujas águas residuais são tratadas na ETAR de Ceivães.

 

A tabela seguinte mostra a evolução da quantidade de utilizadores que solicitaram ligação à rede de drenagem de águas residuais nos anos 2012 e 2013.

Ano

N.º de utilizadores

2012

3061

2013

3102

 

Desta forma, verifica-se que o n.º de utilizadores da rede de drenagem de águas residuais aumentou em 2013. No entanto, estes valores não correspondem à totalidade da população que tem disponível a rede de drenagem de águas residuais, prevendo-se por isso, que o n.º de utilizadores continue a aumentar nos próximos anos.

De salientar que estão ainda em construção as redes de drenagem da freguesia de Barbeita e os sistemas de drenagem de Pias e Lapela, incluindo a construção de ETAR compactas para tratamento das águas residuais.

 

REGULAMENTOS DE SERVIÇO
TARIFÁRIOS
PRESTAÇÃO DE CONTAS

CONTATOS:

Câmara Municipal de Monção
Edifício do Loreto
4950 – 380 Monção
T 251 649 000 | F 251 649 010
dp@cm-moncao.pt

Horário
2ª a 6ª das 09h00m às 16h30m

SUGESTÕES E/OU RECLAMAÇÕES

Envie a sua sugestão e/ ou reclamação face a todo e qualquer aspecto relacionado com o serviço de abastecimento de água, drenagem de águas residuais e recolha de resíduos sólidos urbanos por:

indicando o nome, morada e número de consumidor.

Em alternativa poderá dirigir-se ao Balcão Único da Câmara Municipal de Monção

 
CONSULTE OS NOSSOS EVENTOS

Meteorologia

M 21 ºC m 16 ºC

Serviços On-line
Boletim Municipal
Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal