TERÇA-FEIRA, 20 OUTUBRO 2020
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina inicial
 
Banner nova dimensão Banner nova dimensão 2
Alvarinho
Ecopista
Hotspots
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos
Mapas Interactivos
Agenda 21
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
 
Portal Municipal de Monção » Turismo Município Monção » RIO MINHO: UM DESTINO NAVEGÁVEL
O projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável”, envolvendo os municípios de Monção e Valença e os Concellos de Salvaterra e Tui, foi apresentado no dia 19 de novembro de 2019, no Museu do Alvarinho, em Monção, contando com a presença dos representantes dos municípios mencionados e das três entidades parceiras: Porto e Norte de Portugal, Dirección Xeral do Patrimonio Natural da Xunta de Galicia, e Axencia de Turismo de Galicia.

Inserido no programa INTERREG V–A España – Portugal (POCTEP) 2014-2020, o projeto implica um investimento de 1.1 ME (75% Feder e 25% comparticipação dos parceiros), resultando na efetivação de um conjunto de medidas e atividades focadas na atratividade e sustentabilidade do rio Minho.

Quais são? Por um lado, melhoria da navegabilidade do rio Minho, passeios turísticos em barco, percursos pedestres pelas margens e pesqueiras, visitas programadas às fortalezas, centros históricos, adegas de vinho Alvarinho, e equipamentos culturais.

Por outro, criação de pequenos cais flutuantes nos municípios e centro de interpretação ambiental na ilha de Fillaboa, em Salvaterra. Previsto ainda a realização de ateliês e conferências relacionadas com o rio (passado, presente e futuro) e incentivo à prática de desportos fluviais (kayak, canoagem, stand up paddle…).

“Rio Minho: Um Destino Navegável” deverá estar no terreno no próximo verão, ajudando a cimentar o conceito “Visit Rio Minho” através do reforço do posicionamento da região no mercado nacional e internacional, assegurando, com isso, uma vantagem competitiva em relação a outros destinos.

“As vantagens do projeto são grandes quer numa perspetiva de valorização ambiental do rio Minho quer no que respeita à mediatização do território e rentabilização económica dos agentes turísticos, hotelaria e restauração” António Barbosa

 
CONSULTE OS NOSSOS EVENTOS

Meteorologia

M 21 ºC m 16 ºC

Serviços On-line
Boletim Municipal
Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal