TERÇA-FEIRA, 28 FEVEREIRO 2017
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina inicial
 
Banner nova dimensão Banner nova dimensão 2
Alvarinho
Ecopista
Hotspots
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos
Mapas Interactivos
Agenda 21
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
 
Portal Municipal de Monção » Turismo » ROTEIRO PELO CONCELHO

1 Fortaleza de Monção
As Muralhas de Monção, monumento nacional por decreto de 16 de junho de 1910, proporcionam um “caminhar” tranquilo e inspirador na companhia de um “olhar” deslumbrante sobre o rio Minho, a margem galega e o Parque das Caldas (ver menu Fortaleza de Monção)

2 Igreja Paroquial de Mazedo
Inserida na arquitetura religiosa renascentista e barroca, possui enquadramento rural e destaca-se em plataforma ligeiramente elevada que lhe serve de adro. Pertence ao século XVII/XVIII, caracterizando-se por planta longitudinal com cobertura em telhado de 2 águas.

3 Núcleo Museológico Torre de Lapela
De estilo gótico e localizada sob um afloramento granítico na margem, a Torre de Lapela, considerada no século XIX como a Torre de Belém do Minho, proporciona uma panorâmica fabulosa sobre o rio Minho, a margem galega e o casario de Lapela. O Núcleo Museológico foi inaugurado no dia 27 de maio de 2016.

4 Palácio da Brejoeira
Grandiosa construção em estilo neoclássico dos princípios do século XIX, situa-se em Pinheiros, estando classificada como Monumento Nacional desde 1910. No seu interior, podemos deslumbrar-nos com azulejos figurativos, pratas, loiças do oriente, mobiliário de madre pérola e pau-preto. O exterior propicia caminhadas inspiradoras pelos jardins e plantações de Alvarinho.

5 Zona de Lazer de Pinheiros
A ponte romana e os moinhos seculares são referências patrimoniais de um espaço propício ao descanso e lazer com áreas sombreadas e verdejantes. No princípio de agosto, este local é palco de um encontro de folclore que junta a beleza natural ao esplendor etnográfico.

6 Santuário de Nossa Senhora dos Milagres
Exemplo da riqueza e variedade do património religioso e arquitetónico de Monção, o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, capela maneirista no lugar da Ermida, foi mandada construir nos finais do século XVI em cumprimento de uma promessa, por Francisco Pereira de Castro, senhor da Quinta do Sopegal.

7 Cruzeiro do Carregal
O Cruzeiro foi construído no ano de 1750 pelos donos da Quinta do Carregal, junto da estrada da mesma e em frente à Capela de S. Vicente de Ferrer. Este cruzeiro é de extrema elegância e requinte arquitetónico com várias figuras esculpidas na coluna de estilo salomónico.

8 Igreja Paroquial de Pias
Este imóvel pertence ao século XVII/XVIII e insere-se na arquitetura religiosa barroca e neoclássica. Foram acrescentadas duas torres sineiras quadrangulares com coberturas piramidais, colocadas nos dois extremos da fachada principal.

9 Penha da Rainha
Palmilhar o alto da Penha da Rainha, no cimo do monte de São Martinho, permite-nos conhecer um antigo castelo roqueiro e, ao mesmo tempo, desfrutar de magníficas vistas panorâmicas sobre o Vale do Rio Minho e Gadanha. A atual capela data do século XVIII ou XIX, nada restando do templo original.

10 Santuário do Senhor do Bonfim
Situado no lugar mais fundo da freguesia, é de construção simples com três altares: O altar-mor, o do coração de jesus e o de nossa senhora de Fátima. A Capela do senhor do Bonfim foi construída em 1868 e a sua torre em 1958.

11 Centro Interpretativo do Castro de S. Caetano

O Castro de S. Caetano está classificado como Monumento Nacional. No Centro Interpretativo, estão disponíveis painéis sobre a realidade da cultura castreja no concelho de Monção e espólio exumado durante as campanhas arqueológicas.

12 Mosteiro de Longos Vales
Trata-se de um templo pertencente a um antigo mosteiro dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, fundado por Dom Afonso Henriques em 1197. Mais tarde, no século XVII, foi reconstruído pelos jesuítas, conservando da estrutura primitiva apenas a capela-mor.

13 Ponte do Mouro
Originária do século XIV foi remodelada em 1627. Em 1386, testemunhou o histórico encontro de D. João I com o Duque de Lencastre, pretendente ao trono de Castela. Neste encontro, estabeleceram-se as condições da cooperação militar portuguesa com o rei inglês, ficando também acordado o casamento do rei português com Dona Filipa de Lencastre, filha do duque.

14 Castro de Nossa Senhora de Assunção
Este castro, juntamente com muitos outros na região, sobreviveu ao passar dos séculos, às intempéries e à mão humana para chegar aos nossos dias como forte testemunho dos nossos antepassados. A sua designação advém da proximidade a uma pequena ermida dedicada a Nossa Senhora da Assunção.

15 Zona de Lazer do Senhor do Rio

A zona de lazer do Senhor do Rio é um espaço bucólico e tranquilo com áreas relvadas bem tratadas, a convidar a um mergulho nas margens do rio Mouro. Trata-se de uma zona bem estruturada, com um açude, passadiços e pequenas pontes que facilitam o passeio e o usufruto deste belo local.

16 Zona de Lazer de Ponte Curto
Na zona de lazer de Ponte Curto poderá encontrar um espaço verdejante bem preservado com um vasto arvoredo a oferecer sombra. Um convite a um dia mais calmo, apanhando banhos de sol e mergulhando nas águas límpidas do rio Mouro. O açude existente forma uma espécie de piscina natural.

17 Monte de Nossa Senhora da Graça
Subindo ao Monte de Nossa Senhora da Graça, encontrará o castro com o mesmo nome, um interessante testemunho do povoamento castrejo. O seu maior atrativo assenta na beleza panorâmica que oferece sobre o Vale de Mouro.

18 Paço Velho/Igreja da Misericórdia de Valadares
No núcleo rural de Valadares, encontramos a Igreja da Misericórdia e o Paço Velho. A Igreja da Misericórdia data dos séculos XVII e XVIII, destacando-se, no interior, belos tetos de madeira formando caixotões pintados. O Paço Velho albergou a sede do concelho de Valadares, extinto no século XIX.

19 Branda de St. António de Vale de Poldros
A Branda de Santo António de Vale de Poldros, em Riba de Mouro, situa-se a mais de mil metros de altitude, sendo visíveis um enorme número de cardenhas, construções rudimentares feitas totalmente em granito e xisto que serviam de abrigo aos pastores no verão.

20 Zona de Lazer de Tangil

Este simpático recanto fluvial localiza-se no núcleo rural de Tangil, nas margens do rio Mouro, perto da Igreja de Nossa Senhora do Juízo. Esta forma uma espécie de piscina natural, com águas transparentes e calmas, proporcionando uma jornada relaxante em comunhão com a natureza.

21 Mosteiro de Merufe
Interessante mosteiro de estilo românico, cuja história está ligada à fundação da freguesia. Inicialmente designado Convento das Irmãs Bentas, funcionava como abrigo para os peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela. Atualmente, do primitivo convento resta apenas a igreja e alguns vestígios de muros.
Roteiro pelo Concelho.pdfRoteiro pelo Concelho.pdf
 
CONSULTE OS NOSSOS EVENTOS

Meteorologia

M 14 ºC m 10 ºC

Partly cloudy
Serviços On-line
Boletim Municipal
Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal