QUARTA-FEIRA, 18 SETEMBRO 2019
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina inicial
 
Banner nova dimensão Banner nova dimensão 2
Alvarinho
Ecopista
Hotspots
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos
Mapas Interactivos
Agenda 21
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
 
Portal Municipal de Monção » Turismo Município Monção » Gastronomia

Classificada como “Património Nacional”, a gastronomia surge como um marco diferenciador da herança cultural de um povo. Falar dos sabores tradicionais é viajar pelos maravilhosos aromas de pratos confecionados com saber e minúcia que se adaptam às estações do ano e aos produtos que a natureza gentilmente oferece.

O concelho de Monção oferece um vasto cardápio de paladar caseiro e gostoso que compreende, entre outros manjares, o arroz de lampreia do rio Minho, o sável e o salmão, geralmente servidos grelhados ou em caldeirada, e o cordeiro assado à moda de Monção, conhecido como a “Foda à Monção”, galardoadao no concurso "7 Maravilhas à Mesa de Portugal". A final teve lugar no dia 16 de setembro de 2018, em Albufeira.

Na doçaria, surgem as
delícias conventuais das “Barriguinhas de Freira” e as populares "Roscas de Monção", doce eleito no concurso nacional "7 Maravilhas Doces à Mesa", cuja gala final decorreu na vila de Montemor-o-Velho, no dia 7 de setembro de 2019. As Roscas de Monção são vendidas na feira semanal, festas e romarias, sendo intenção do município disponibiliza-las todos os dias.

Consequência desta variedade e riqueza gastronómica, a autarquia monçanense, em conjunto com os proprietários dos restaurantes locais e a região de turismo, levam a efeito a iniciativa “Fins de Semana Gastronómicos”, em finais de fevereiro, dedicado à promoção do arroz de lampreia do rio Minho e “Barriguinhas de Freira”.

Este evento, parte integrante do calendário cultural anual da autarquia, é motivo de atração para inúmeros visitantes motivados pela excelência da culinária local e pelos programas de animação preparados pelo executivo para complementar a oferta gastronómica. Nesta altura, a vila anima-se com o “Rali à Lampreia”, perícia automóvel no centro histórico.

No mês frio de outubro, os amantes da boa gastronomia tem a oportunidade de saborear o cordeiro à moda de Monção, prato com nome ousado e grande tradição no concelho. Com a distinção no concurso "7 Maravilhas à Mesa de Portugal", procede-se às diferentes etapas da certificação deste prato, trabalho da responsabilidade da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Receitas.pdfReceitas.pdf
 
CONSULTE OS NOSSOS EVENTOS

Meteorologia

M 21 ºC m 16 ºC

Serviços On-line
Boletim Municipal
Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal