TERÇA-FEIRA, 27 JUNHO 2017
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina inicial
 
Banner nova dimensão Banner nova dimensão 2
Alvarinho
Ecopista
Hotspots
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos
Mapas Interactivos
Agenda 21
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
 
Portal Municipal de Monção » BERÇO DO ALVARINHO » BERÇO DO ALVARINHO

Monção é o Berço do Alvarinho, vinho personalizado que se distingue dos demais pelo seu equilíbrio, cor citrina, paladar leve e fresco, aroma frutado, caraterístico e ímpar, e agradável e persistente pós de boca. Pela sua originalidade, é um dos melhores vinhos do mundo.

Embora seja produzido na Região dos Vinhos Verdes, o Vinho Alvarinho, nascido na Sub-Região de Monção e Melgaço, diferencia-se dos restantes vinhos brancos da região, não só em termos meramente químicos, como também a nível de análise sensorial.

Caracterizando-se por uma componente aromática extremamente rica, diversificada e complexa, o Alvarinho apresenta um aroma delicado e notório à casta, com um frutado intenso, fino e subtil, no qual se podem detetar aromas elementares das mais diversas naturezas: pêssego, banana, maracujá, alperce, líchia, limão, avelã, etc.

No sabor, é complexo, harmonioso, encorpado, persistente, macio e seco. A qualidade, o equilíbrio e a maximização das suas potencialidades são conseguidos após alguns meses de estágio em garrafa, devendo ser consumido, preferencialmente, no ano seguinte ao da vinificação.

Devido às suas propriedades únicas, o Vinho Alvarinho deve ser saboreado fresco, a uma temperatura entre os 8º e os 10º centígrados mas arrefecido lentamente para que conserve o aroma. A garrafa deve ser aberta com alguma antecedência e decantado, no caso de um Alvarinho com alguma idade (+ de 2 anos), e servido de preferência em "frappé", com garrafa aberta entre vinte a trinta minutos antes de ser apreciado.

É um vinho excelente para acompanhar marisco ou como aperitivo. Acompanha também pratos de peixe e carnes brancas. Para estas, será aconselhável um Alvarinho de idade e mais robusto. Conheça mais sobre este néctar precioso, acedendo à informação disponibilizada sobre o Museu do Alvarinho, Feira do Alvarinho, Rota do vinho Alvarinho, empresas produtoras e organismos defensores e promotores deste produto vínico.
 
CONSULTE OS NOSSOS EVENTOS

Meteorologia

M 21 ºC m 16 ºC

Partly cloudy
Serviços On-line
Boletim Municipal
Newsletter
Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal