SEXTA-FEIRA, 14 DEZEMBRO 2018

Portal Municipal de Monção » Eventos » CORDEIRO À MODA DE MONÇÃO

Cordeiro à Moda de Monção
(Todos os dias. Consulte escala e restaurantes recomendados)

A carta de compromisso e respetiva placa identificativa, fruto de uma parceria entre o Município de Monção e 21 restaurantes do concelho, estabelece um conjunto de requisitos e recomendações que visam garantir a genuinidade, a qualidade e o requinte do Cordeiro à Moda de Monção.

Quais são? Compra do cordeiro numa exploração de Monção, abate no matadouro municipal, e processo de preparação obediente à receita original, isto é, entre os banhos e a cozedura deverá decorrer, pelo menos, um período de 24 horas.

A cozedura deve ser feita nos tradicionais fornos de lenha, aberto uma única vez para virar o cordeiro, e a apresentação ao cliente no típico alguidar oval de barro minhoto, com o cordeiro a pingar no peculiar arroz dourado e fumegante. Algo singular e saboroso.

Os restaurantes têm de servir cordeiro durante todos os fins de semana (sábado ao almoço e jantar e domingo ao almoço). Devem ainda garantir na ementa aquele prato nos dias de semana. Para tal, fez-se um sorteio. Sensivelmente, um dia por mês a cada restaurante.

Numa perspetiva de valorização dos nossos produtos endógenos, os restaurantes devem disponibilizar uma carta de vinhos com sete rótulos de vinho Alvarinho do concelho de Monção, devendo este ser servido em copo de pé alto a uma temperatura entre 10 a 12 graus.

O guia “Cordeiro à Moda de Monção - Maravilha de Portugal”, contém o nome e contactos dos restaurantes aderentes, bem como a escala dos restaurantes que servem o prato em determinado dia. Pode ser solicitado na Loja Interativa de Turismo ou consultado/descarregado aqui.

Guia - Restaurantes RecomendadosGuia - Restaurantes Recomendados
Guia - Escala de RestaurantesGuia - Escala de Restaurantes