QUINTA-FEIRA, 12 DEZEMBRO 2019

Portal Municipal de Monção » Eventos » CORDEIRO À MODA DE MONÇÃO
A Câmara Municipal de Monção, com o apoio dos restaurantes do concelho, distingue, em cada mês de outubro, o Cordeiro à Moda de Monção, prato típico conhecido localmente como “Foda à Monção, uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal.

Além de constar na ementa dos restaurantes do concelho, o programa preparado pela autarquia monçanense, em colaboração com várias entidades, compreende, todos os anos, um conjunto de atividades lúdicas, desportivas e culturais para todos os públicos.

O objetivo é chamar a atenção de munícipes e visitantes, através de uma oferta atrativa e variada, proporcionando aos comerciantes e empresários locais uma maior dinâmica económica e a quem nos visita vários momentos de animação, lazer e descanso.

Ao longo do evento, quem visitar um dos restaurantes recomendados, vai deparar-se com uma mesa premiada (sopa, vinho, prato principal e sobremesa) no concurso nacional dedicado às 7 maravilhas do nosso país. Monção é mesmo o único concelho de Portugal com esta distinção alargada que, registe-se, orgulha todos os monçanenses e homenageia gerações de viticultores, enólogos, cozinheiros e rosqueiras locais.

Além da conquista do concurso “7 Maravilhas à Mesa”, distinguindo o Cordeiro à Moda de Monção e o Vinho Alvarinho (2018), Monção foi um dos vencedores do concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” com o doce “Roscas de Monção” (2019). Em 2011, no concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”, numa candidatura que englobou vários municípios da região, a votação popular elegeu o caldo verde como um dos vencedores.

Desta forma, o Cordeiro à Moda de Monção será acompanhado pelo vinho Alvarinho, caldo verde e roscas de Monção. Para completar, cada restaurante tem reservada uma surpresa para oferecer a cada cliente. Em 2019, será um voucher que inclui visita guiada ao Museu do Alvarinho, guia “Cordeiro à Moda de Monção – Maravilha de Portugal”, pequeno alguidar em barro, e roscas de Monção.

“Neste evento gastronómico, feito com carinho pela tradição e paixão pela autenticidade, onde o melhor da gastronomia tradicional se complementa com a realização de iniciativas culturais e desportivas, não vai faltar a alegria, o entusiasmo e a hospitalidade da gente local, sempre disponível para lhe mostrar como somos e o que sentimos, fazendo com a que a nossa casa seja também a sua casa”

António Barbosa,
Presidente da Câmara Municipal de Monção

O Mês do Cordeiro à Moda de Monção, conhecido localmente como “Foda à Monção”, realiza-se nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro de 2019