DOMINGO, 19 NOVEMBRO 2017

Portal Municipal de Monção » Eventos » DESFOLHADA TRADICIONAL

A recriação de desfolhadas tradicionais é uma atividade que decorre em vários lugares do concelho de Monção, ganhando expressividade na iniciativa promovida pelo Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe que promove uma desfolhada em pleno centro histórico da vila de Monção, na Praça Deu-la-Deu Martins.

Trata-se da recriação de uma desfolhada minhota à moda antiga com a presença de carros de bois, medas de palha, utensílios tradicionais, grupos de concertinas e cavaquinhos e cantares próprios daquela atividade caraterística nas comunidades rurais.

A recuperação desta prática rural representa uma espécie de viagem ao passado quando era comum a população cortar as canas do milho para posteriormente serem transportadas para a eira em carros de bois. Ali, entre cantares e sonoridades tradicionais, fazia-se a desfolhada. No palco da festa, não falta vinho, bicas e caldo de farinha, confecionado no local, para aconchegar os estômagos.