QUINTA-FEIRA, 23 NOVEMBRO 2017

Portal Municipal de Monção » Eventos » ENCONTROS DE CONCERTINAS E CANTARES AO DESAFIO

O apego à terra, a preservação da ruralidade e a valorização dos usos e costumes do concelho são caraterísticas singulares da população monçanense que encontra naqueles aspetos de ancestralidade parte fundamental do saber e sentir monçanense.

Razão pela qual os certames ligados ao mundo rural e as iniciativas de promoção das tradições locais têm sido muito acarinhados pelo Município. Não há festa, encontro ou confraternização que não "meta" um cantar de antigamente ou a sonoridade de outros tempos.

E aqui entram os encontros de concertina e cantares ao desafio. Fazem-se um pouco por todo o concelho no âmbito das festividades locais. Constituem, sem dúvida, um património musical e oral que urge guardar como um tesouro e dinamizar como um valioso pedaço da nossa identidade.

Alguns encontros, pela sua longevidade e expressividade, merecem uma referência e um convite para estarem presentes. Alguns acontecem em freguesias próximas da sede do concelho. Outros mostram-se em imperdíveis lugares de montanha.