SEXTA-FEIRA, 03 ABRIL 2020

Portal Municipal de Monção » Eventos » FEIRA TRADICIONAL LÁ DE RIBA
A Feira Tradicional Lá de Riba nasceu no ano de 2015, organizada pela Associação Social e Cultural Lá de Riba, tendo como objetivo principal a divulgação dos usos e costumes da Freguesia de Riba de Mouro. Povo com muita riqueza gastronómica e com uma característica muito própria, o saber receber quem nos visita.

Neste certame, realizado sempre no primeiro fim de semana de agosto, os lugares da freguesia confecionam várias iguarias que nos fazem recuar aos tempos de infância. Não podemos deixar de falar do Rei e da Rainha do evento, sendo eles o Butcho, doce típico e original desta freguesia, e o champarrião na batoneira (única no mundo para fazer este néctar).

A batoneira foi criada após o desafio lançado, em tom de brincadeira, por um grupo de emigrantes. O champarrião foi introduzido na primeira edição por esse grupo de amigos que “meteram” o néctar num caneco plástico (usado para fazer sulfato para as videiras). No final da feira, deixaram uma sugestão “para o ano é numa batoneira”. E assim foi.

A V Feira Tradicional Lá de Riba realiza-se nos dias 2 e 3 de agosto.

Cartaz 2019Cartaz 2019