SEXTA-FEIRA, 03 ABRIL 2020

Portal Municipal de Monção » Eventos » FESTA DA ROSCA E DO PAPUDO
Certame, realizado na Praça Nossa Senhora dos Milagres, freguesia de Cambeses, visa a divulgação e promoção daquele produto típico da doçaria local. Além das tradicionais, podem ser provadas roscas feitas à base de Alvarinho e anis.

A preparação das roscas e papudos acompanha o andar do tempo, passando de geração em geração. A massa é feita com farinha triga e água, à qual se junta manteiga, açafrão, fermento, sal e açúcar, ficando a levedar durante duas a três horas.

Passo seguinte, as mãos experientes das doceiras moldam as roscas e os papudos, sendo colocados em tabuleiros polvilhados de farinha triga para não "apegar". Vai ao forno de lenha, com porta sempre aberta, até alourar. No final, levam cobertura de açúcar refinado.

Nos últimos tempos, tem havido algumas inovações no processo de confeção, apresentando-se roscas feitas à fase de Alvarinho e anis. Nos dias festivos e à quinta-feira, dia da feira semanal, verifica-se a presença de várias “rosqueiras” nas ruas de Monção, comercializando esta doçaria caraterística do nosso concelho.

A IV Festa da Rosca e do Papudo realiza-se no dia 21 de julho de 2019.

Programa 2019Programa 2019