DOMINGO, 19 NOVEMBRO 2017

Portal Municipal de Monção » Eventos » FESTIVAL DO CORDEIRO À MODA DE MONÇÃO

Pelo sabor e pelo nome, o Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como “Foda à Monção”, é referência obrigatória no roteiro gastronómico local. Para garantir maior visibilidade ao prato, a Câmara Municipal de Monção e a Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço avançaram com a realização de um festival gastronómico com nome próprio e muita animação complementar.

Realizado no mês frio de outubro, este certame tem como finalidade a manutenção da qualidade e a garantia da genuinidade deste prato com história e tradição no concelho de Monção. O processo de certificação, em fase final, assegurará a autenticidade deste prato obrigatório no roteiro gastronómico da região minhota.

A confeção em alguidar levado ao forno de lenha não só recupera o saber dos nossos antepassados como lhe adiciona um pouco de arte, carinho e profissionalismo das atuais cozinheiras. O nome artístico, digamos assim, reflete bem o carater afável e bem disposto dos monçanenses. Reza a história que:

“Os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o reixelo. E, como em todas as feiras, havia de tudo, bons e maus. A verdade é que os produtores de gado, quando o levavam para a feira queriam vendê-lo pelo melhor preço e, para que os reixelos parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água.

Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que não sabiam da manha compravam aqueles autênticos “sacos de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: que foda!

O termo tanto se vulgarizou que o prato passou a designar-se, localmente, por foda. De tal modo que é frequente, pelas alturas festivas (Páscoa, Corpo de Deus, Senhora das Dores e Natal ou Fim de Ano) ouvir as mulheres: Ó Maria, já meteste a foda?”