DOMINGO, 19 NOVEMBRO 2017

Portal Municipal de Monção » Eventos » LEVANTAMENTO DO PAU

O “Levantamento do Pau” é uma das mais castiças e peculiares tradições do concelho, juntando, todos os anos, muitos curiosos no lugar do Mosteiro, na freguesia de Longos Vales. Assinala o arranque das festividades em honra de S. João Baptista que, regra geral, decorrem 15 dias depois.

Consta do levantamento de um pau de eucalipto com uma altura variável entre 25 e 35 metros pelos elementos da comissão. Estes, quatro a seis pessoas, com a ajuda de quatro cordas entrelaçadas e muitos populares, procedem à sua colocação vertical.

A rivalidade entre comissões, que representam os lugares da freguesia, é bastante grande, havendo sempre a curiosidade em saber-se qual o comprimento do pau e como correu o respetivo “enterramento”. Não há registo de “desastres” mas sustos não faltaram ao longo destes anos.