QUINTA-FEIRA, 23 NOVEMBRO 2017

Portal Municipal de Monção » Eventos » RALI À LAMPREIA

O Município de Monção distingue no último fim de semana de fevereiro a Lampreia do Rio Minho - um dos pratos mais caraterísticos da gastronomia local juntamente com o Cordeiro à Moda de Monção - com a realização do XXXIX Rali à Lampreia, 28 de fevereiro,  prova de perícia automóvel na Praça Deu-la-Deu Martins, centro histórico da localidade.

Neste fim de semana, os restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa automobilística promovida pela Câmara Municipal de Monção e Sport Clube do Porto, apresentando nos respetivos cardápios diversas formas de confecionar aquele famoso ciclóstomo que apura os sentidos dos amantes da boa gastronomia.

Com a presença de meia centena de participantes, entre portugueses e galegos, as provas de perícia automóvel realizam-se às 11h00 e 16h00. Na hora do almoço, os restaurantes estão de portas abertas para receber visitantes e munícipes em mais uma jornada de promoção da Lampreia do Rio Minho.

Este repasto tradicional, confecionado com recurso a segredos culinários passados de geração em geração, será acompanhado pela saborosa doçaria tradicional da região (barriguinhas de freira, roscas, papudos ….) e acompanhado pelos produtos vínicos da Sub-Região de Monção e Melgaço que, entre outros, oferece o afamado Alvarinho, vinho que fica bem em qualquer mesa do mundo.

Todos os anos, este acontecimento enche as ruas do centro histórico da localidade e faz as delícias dos participantes que têm a possibilidade de articular a aventura da perícia automóvel com o prazer de degustar uma saborosa lampreia do rio Minho.