SEGUNDA-FEIRA, 21 AGOSTO 2017
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina inicial
 
Banner nova dimensão Banner nova dimensão 2
Hotspots
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos
Mapas Interactivos
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
Simplex Autárquico
Agenda 21
 
Portal Municipal de Monção » Município » EUROCIDADE MONÇÃO - SALVATERRA DE MIÑO

A Ponte Internacional sobre o Rio Minho, ligando Monção e Salvaterra de Miño, foi inaugurada no dia 29 de março de 1995, potenciando, nos anos seguintes, o relacionamento cultural/social/desportivo e o intercâmbio económico entre as duas localidades vizinhas.

Os habitantes de Monção e Salvaterra de Miño, habituados a “passar” de barco ou transbordador para o outro lado, sentiam finalmente a possibilidade de uma circulação mais cómoda, rápida e intemporal. Visitar e conviver com amigos tornou-se mais fácil. Ir de comprar, em ambos os sentidos, também.

Para celebrar a passagem do 20º aniversário, os dois municípios uniram-se na elaboração de um programa comemorativo e simbólico que compreendeu o descerramento de placa com denominação da ponte e a assinatura de um protocolo de geminação entre as duas localidades raianas.

Este documento representou um passo definitivo para a concretização da Eurocidade Monção – Salvaterra de Miño, cujo acordo de princípios foi assinado no dia 13 de dezembro, no Cine Teatro João Verde, entre os dois municípios e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia – Norte de Portugal (AECT-GNP).

Naquele acordo, que formalizou a constituição da Eurocidade Monção – Salvaterra de Miño, estão contempladas as principais áreas de interesse comum, destacando-se a dinamização do rio Minho, a potenciação conjunta da enologia e gastronomia local, a promoção e desenvolvimento do turismo através da divulgação do património natural e construído, e a valorização/criação de rotas turísticas e percursos pedestres.

Na linha da frente, estará também o empreendedorismo transfronteiriço, o intercâmbio desportivo, cultural e educativo, bem como a partilha de equipamentos coletivos, como piscina, biblioteca e museus, de forma a garantir escala e rentabilização económica. Outra das vertentes deste “casamento” será o recurso a programas comunitários transfronteiriços.
 
CONSULTE OS NOSSOS EVENTOS

Meteorologia

M 21 ºC m 16 ºC

Partly cloudy
Despacho Conjunto  Calamidade MAI 18 AG17.pdf
Serviços On-line
Editais On-Line
Boletim Municipal
Contratação Pública


Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal