O município de Monção desde inícios da década de 1990 que tem vindo a desenvolver contactos de intercâmbio cultural com algumas cidades europeias, tendo esta acção resultado em protocolos de geminação.
Um destes primeiros protocolos foi estabelecido em 1992, com a cidade de Tarascon-sur-Ariège. Cidade esta que possui uma importante comunidade de emigrantes portugueses, alguns dos quais monçanenses, que ajudam a estreitar os laços entre Monção e esta cidade francesa, localizada nos contrafortes dos Pirenéus.
Com a missão de perpetuar o intercâmbio cultural, em Abril de 1997, Monção assina um protocolo de intercâmbio com a cidade galega de Redondela. Também aí se celebra da mesma forma que em Monção o dia do Corpo de Deus, com o secular combate do Dragão e São Jorge – a Festa da Coca.
Em 2007, Monção estabelece um terceiro protocolo de cooperação e intercâmbio cultural, com a cidade de Vigneux-sur-Seine, cidade junto a Paris, através do qual se estreitam os vínculos culturais já existentes, nomeadamente graças à comunidade emigrante lá existente, assim como se contribui para o desenvolvimento das relações sociais, desportivas, turísticas e económicas, cuja missão é o fortalecimento da integração na Europa.
Nas comemorações do 20º aniversário da ponte internacional entre Monção e Salvaterra de Miño, realizadas no dia 28 de março de 2015, procedeu-se à assinatura do quarto protocolo de geminação, desta vez, com a localidade vizinha de Salvaterra de Miño. Na ocasião, a travessia rodoviária sobre o rio Minho foi batizado com o nome Ponte Internacional João Verde/Amador Saavedra.
www.mairie-tarascon.com
www.redondelaweb.com
www.mairie-vigneux-sur-seine.fr
www.concellosalvaterra.org