QUINTA-FEIRA, 27 ABRIL 2017
entrar
pesquisar introduza o texto a pesquisar
Pagina inicial
 
Banner nova dimensão Banner nova dimensão 2
Hotspots
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos
Mapas Interactivos
Vale do Minho
Vale do Minho Digital
Simplex Autárquico
Agenda 21
 
Portal Municipal de Monção » Município » História

Monção situa-se entre dois fenómenos geográficos distintos, o extenso e fértil vale do rio Minho e as escarpadas montanhas, sendo no sentido transversal, cortado por uma série de rios, ribeiros, riachos, que fertilizam a sua terra e permitem a ocupação da meia encosta.

Se os vales são propícios à prática de agricultura e viticultura também os terrenos de alta montanha são os ideais para a prática da pastorícia, não sendo, por isso, raros os vestígios de ocupação um pouco por todo o concelho.

O rio Minho desde sempre constituiu um elemento atrativo para a fixação de populações nas suas margens, podendo-se encontrar, junto destas, vários achados arqueológicos que testemunham um passado recheado de vestígios da passagem de diferentes povos por estas terras.

São já vários os achados pré-históricos encontrados nos terraços fluviais deste território, alguns deles datados do Paleolítico. Foram igualmente encontrados objetos líticos nos terraços fluviais do rio Mouro, entre as freguesias de Tangil e Podame.

Monção.pdfMonção.pdf
 
CONSULTE OS NOSSOS EVENTOS

Meteorologia

M 19 ºC m 7 ºC

Céu Limpo
Serviços On-line
Editais On-Line
Boletim Municipal
Contratação Pública


Desenvolvimento
Informações úteis
Contactos
Política de Privacidade
Ligações Úteis
Mapa do Portal